sexta-feira, março 1, 2024

Férias no Ceará? Conheça um dos melhores restaurantes do Nordeste eleito pela revista Exame

Leia também

As férias de verão estão chegando, e a procura por destinos turísticos aumenta já no final de dezembro. Um dos estados mais citados por turistas que viajaram nos últimos meses, segundo pesquisa da Futura Inteligência, o Ceará reúne atributos que encantam os visitantes, como as praias, serras e sertões. A gastronomia também ganha o seu destaque no estado que possui um dos 100 melhores restaurantes do Brasil e um dos melhores do Nordeste, segundo a revista Exame.

Com cardápio que referencia a gastronomia mediterrânea, o Zoi Restaurante é a única casa cearense presente por dois anos consecutivos (2022 e 2023) no ranking dos 100 melhores restaurantes do Brasil, e está entre os melhores do Nordeste, segundo a Revista Exame. Os ranqueamentos foram feitos por mais de 60 críticos renomados e influenciadores gastronômicos, cada um apontando os principais estabelecimentos em todo o país.  

O menu do Zoi propõe uma desconstrução da gastronomia local, na medida em que aposta no melhor da culinária mediterrânea sem perder a essência do regionalismo cearense, uma vez que todos os seus pratos são produzidos com insumos locais. 

O cardápio conta com opções de entrada como Camarão Crocante com Amêndoas ao Molho Picante (camarão empanado com amêndoas laminadas e molho levemente picante de tangerina com laranja); pratos clássicos como Tentáculos de polvo grelhados ao azeite grego (mix de batatas, iogurte grego artesanal, azeitonas kalamatas e páprica); e sobremesas autorais como Banana Tostada e Queijo Coalho (queijo de coalho dourado, farofa doce de canela e espuma de doce de leite) e o delicioso Sorvete de Manjericão (coulis de morango e crocante de amêndoas). 

Além da gastronomia, o Zoi também recebeu destaque da revista pela ambientação minimalista, cercada por paredes de vidro, à margem da Lagoa do Colosso. Uma vista que propõe uma conexão intimista com a natureza ao redor, e ainda garante uma vista privilegiada do pôr do sol.