Participante de todas as edições do principal evento de cozinha de fogo de Minas Gerais, Ferrari faleceu no último dia 24 de abril, no Dia do Churrasco
Consagrado à frente de projetos vanguardistas na cena gastronômica de Belo Horizonte como Mambo Drinkeria, Svärten Mugg, El Toro Tapas e A Forja Taverna Épica Medieval, o chef Kiki Ferrari (1983-2024) será homenageado na sexta edição do Fuegos Festival. Ferrari, que participou como assador e cozinheiro em todas as edições do Fuegos, estará representado em uma das 36 estações do festival, que acontece neste sábado (25), no Parque da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira).
O assador Felipe Galastro irá defumar costelas de fogo de chão “à moda Kiki Ferrari”, utilizando o molho Búfalo, da Chefn’Boss, marca criada por Kiki. Para atingir a cocção perfeita, o processo de assar a carne começa na noite do dia anterior ao evento. O acompanhamento também seguirá uma receita de Ferrari, o coleslaw tropical. “É um tributo. Uma estação para ficar na nossa história, a 36ª e última estação possui um importante significado para a nossa comunidade, uma homenagem do Fuegos e do assador Felipe Galastro para o eternizado Kiki Ferrari”, explica Marcelo Wanderley, idealizador e curador do Fuegos.
O que vai rolar na sexta edição do Fuegos
É a chance de conferir, em um só dia e no mesmo lugar, o trabalho de dezenas de profissionais de todas as regiões do país que estudam e se dedicam às técnicas de cocção da proteína junto às chamas. Em 2024, a fórmula bem-sucedida que alia programação open food e open bar foi mantida, reunindo 36 estações, 37 chefs e assadores, além de uma série de atrações musicais, intervenções e ativações.
Line-up
A seleção de convidados inclui cozinheiros renomados internacionalmente, como Jefferson Rueda e Leo Paixão – além de talentos que representam Minas pelo mundo, a exemplo de Flávio Trombino. Nomes consolidados junto ao grande público da TV, como Carlos Bertolazzi, Bruno Salomão e Jimmy Ogro, também apresentam suas habilidades no festival. Em espaços ao ar livre, o público poderá interagir e conferir de perto as habilidades das chefs Babi Frazão, Fabiana Rodrigues, Julia Carvalho, Paula Labaki, Sofia Marinho e Tainá Moura.
- Jefferson Rueda – “Costela de canastra”
- Leo Paixão – “Flat Iron”
- Jimmy Ogro – “Varal de picanha”
- Marcelo Bolinha – “Costela inteira com bisteca”
- Paula Labaki – “Cupim casquerado”
- Picui – “Vó Sinha! Carne de sol refogada na manteiga de garrafa”
- Saulo Jennings – “Piracaia: a verdadeira diversidade da Amazônia”
- Bruno Salomão – “Vaca Atolada”
- Sofia Marinho – “Fusilli, creme de abóbora defumada e legumes tostados”
- Diego Belda – “Pato, D’angola, Codorna e Galinha Caipira”
- Flávio Trombino – “Estação Tropeira”
- Julia Carvalho – “Brisket”
- Mario Portella – “Búfalo inteiro”
- Caetano Sobrinho – “Cortes nobres de porco Moura”
- Antônio Marreta – “X-Burger defumado”
- André Paganini – “Barriga Melada”
- Tiago Amaral – “Queijo Quente”
- Yves Saliba – “Fraldinha Red”
- Roberto Ravioli – “Rigatoni com ragu de linguiça”
- Guilherme Melo – “Charcutaria na Brasa – Toda a Sagrada Família!”
- Glaucio Peron – “Doce de abóbora, lascas de coco e suco de limão capeta!”
- Mateus Gontijo – “Porcotai”
- Fabiana Rodrigues – “Arroz de Polvo”
- Paulo Vasconcelos e André de Melo – “Coração de Pato”
- Carlos Bertolazzi – “Cortes de Wagyu”
- Babi Frazão – “Galinhada e farofa de castanha de pequi”
- Ronaldo Souza – “Croissant de Doce de Leite”
- Roberto Bocabello – “Stinco de Wagyu”
- Luiz Fabiano – “Carne de lata”
- Pedro Rodrigues – “Banana Split na brasa com sorvete de iogurte grego”
- Tainá Moura – “Choripan com linguiça de costela”
- Junior Bretas – “Beer Can Chicken”
- Marcos Livi – “Cordeiro de Deus”
- Cristovão Laruça – “Bife Ancho”
- Jana Barrozo – “Pintxo de Mussarela de Búfala”
- Felipe Galastro – “Costela fogo de chão à moda Kiki Ferrari”
A escalação de gigantes da cozinha para a 6ª edição do Fuegos atende às ideias de conceito, conforto e exclusividade, que são pilares do evento. A presença de chefs famosos e influentes é um reflexo de como o evento se posiciona enquanto celebração, não apenas da culinária feita nas chamas, mas também da comunidade de apreciadores e apaixonados que se formou ao redor do assunto.
“A missão é desafiadora, mas queremos representar a grandiosidade da nossa cultura alimentar em um panorama marcado pelo talento e pela dedicação dos profissionais envolvidos”, acrescenta Wanderley.
Open bar de cerveja e bares temáticos
Para harmonizar os pratos, o evento tem a Eisenbahn como cerveja oficial e liberada a vontade para o consumo nas versões Unfiltered, Session IPA, Pale Ale, IPA e Weizenbier. A seleção de vinhos da Del Maipo – Wine and Gourmet oferece opções para todos os paladares, com uma curadoria que promete agradar os apreciadores mais exigentes. Entre os destaques dos bares e drinks, está o Don Luchesi, o gin mais premiado do mundo, e o clássico Whiskey – Jack Daniels, que garantirão drinks de alta qualidade durante todo o evento.
Programação musical
A programação musical é diversificada, com Babi Deejay no Palco Fogo, além de bandas ao vivo como Slot Machine, Fuegos Rock Band (a banda da casa) e Banda Classic. O Trio Xapuri também fará uma apresentação. A Discoteca O’Gin contará com Dj Motoca e Dj Expeto, enquanto o Saloon Jack Daniels apresentará Bronnco Billy.
Fuegos para todas as idades
Além das atrações musicais, o festival oferece uma Sala de Jogos Novotel, chapelaria e loja Fuegos, e intervenções culturais e harmonizações durante todo o evento. Para garantir a diversão dos pequenos, o Espaço Kids Itambé será gratuito. Com foco no conforto e na comodidade, o evento terá centenas de mesas e cadeiras e os banheiros serão no formato containers premium, com equipes de limpeza executando a higienização durante todo o festival.
Valorização dos produtos mineiros
Em parceria com a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Fuegos não apenas oferece aos participantes uma experiência culinária única, mas também destaca o trabalho árduo e a qualidade dos produtos agropecuários do estado. A organização acredita que a colaboração direta com os criadores de animais conecta os participantes do evento à terra e aos insumos essenciais de cada prato preparado.
Além dos alimentos, todos os utensílios utilizados, desde as ferragens, embalagens, carvão, lenha e estruturas, contam com o Selo de Qualidade Fuegos, uma rigorosa curadoria realizada ao longo de meses por uma equipe multidisciplinar para garantir a excelência do evento, que reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional.
Serviço:
Fuegos 2024
Data: 25 de maio, a partir das 14h
Local: no Parque de Exposição da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira
Ingressos na plataforma Sympla
Realização: Cumbucca