A Iguá Sergipe formalizou, no último dia 4 de julho, a assinatura da ordem de serviço para dar início a um dos maiores investimentos em infraestrutura de esgotamento sanitário no município de Nossa Senhora do Socorro. As regiões dos bairros Guajará e Santa Inês serão contempladas com obras estruturantes que somam um investimento total de R$ 51 milhões, beneficiando cerca de 20 mil famílias.
O diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, destacou a importância estratégica da obra e relembrou que essa foi uma das primeiras intervenções planejadas pela empresa ainda durante o período de operação assistida. “Estivemos no Guajará logo no início da nossa atuação para mapear todas as intervenções necessárias no setor de esgotamento sanitário. Essa ação é fruto de um trabalho técnico detalhado e construído com muito diálogo”, afirmou.
Serão implantados aproximadamente 36 km de rede coletora de esgoto, responsáveis por captar e transportar os efluentes domésticos até o sistema de tratamento. A estrutura também contará com a construção de quatro estações elevatórias de esgoto (EEEs) — unidades responsáveis por impulsionar os efluentes em trechos onde o relevo natural não permite o escoamento por gravidade.
Com a conclusão do projeto, a capacidade instalada será suficiente para coletar e encaminhar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia para tratamento adequado. Isso representa um avanço significativo na saúde pública, no controle de doenças de veiculação hídrica e na preservação de recursos naturais como rios e nascentes da região.
As obras marcam uma nova fase no saneamento de Nossa Senhora do Socorro, refletindo o compromisso da Iguá Sergipe com a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação ambiental. “Ao implantar uma rede de esgoto robusta como essa, reduzimos drasticamente os lançamentos irregulares e contribuímos diretamente para a saúde pública e o desenvolvimento sustentável”, completou o diretor da concessionária.
A expectativa é de que as obras no Guajará contribuam de forma decisiva para ampliar a cobertura de esgoto no município, promovendo mais qualidade de vida e contribuindo para a universalização do saneamento básico em Sergipe.
A iniciativa integra o plano de ampliação e universalização do sistema de esgotamento sanitário no estado de Sergipe, conduzido pela Iguá em parceria com o Governo do Estado.
Sobre a Iguá Sergipe: Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia inicia investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.