Alqueva: maior lago artificial da Europa é palco de turismo náutico, cultura e tradição

Entre águas tranquilas e paisagens únicas, atração do Alentejo revela experiências que unem natureza e lazer

Nas margens do rio Guadiana, no Alentejo, fica a imponente Barragem de Alqueva. A construção, concluída em 2002, deu origem ao maior lago artificial da Europa, um vasto espelho d’água que transformou a paisagem alentejana e impulsionou novas formas de lazer, turismo e desenvolvimento local.

Nas cidades e vilas do entorno, este lago criou cenários únicos que rapidamente se tornaram pontos de referência para atividades náuticas e momentos de lazer junto à natureza. Foi neste contexto que nasceu a Estação Náutica de Moura – Alqueva, que reúne quatro polos estratégicos: o Centro Náutico de Moura – Alqueva, o Cais da Barca, o Centro de Remo do Ardila e a Aldeia Ribeirinha da Estrela. 

O Centro Náutico de Moura – Alqueva, localizado junto ao paredão da barragem, oferece infraestrutura moderna, incluindo posto de informação, plataformas flutuantes, cais ancoradouro, cafetaria e área de serviços para motorhome. A grande atração é a Praia do Lago, inaugurada em 2024 e detentora da Bandeira Azul e do selo Praia Acessível – Praia para Todos. O espaço dispõe de ampla faixa de areia, áreas verdes, piscinas flutuantes, toldos e espreguiçadeiras, sendo um destino perfeito para famílias e visitantes.

Situado a apenas 4 km da cidade de Moura, o Cais da Barca é perfeito para a prática de remo e canoagem. As águas calmas e espelhadas permitem acompanhar regatas a partir das margens, além de ser excelente para treinos e competições. Outro local perfeito para canoagem e remo é o Centro de Remo do Ardila, que oferece um espelho d’água tranquilo. 

Com cerca de 100 habitantes, a Aldeia da Estrela ganhou nova vida após a criação da Barragem de Alqueva. Atualmente, é um dos grandes atrativos turísticos da região, com cais de atracação, áreas de lazer e piquenique, além de servir como ponto de partida para passeios de canoagem, vela, stand-up paddle, wakeboard e até experiências de canoagem noturna sob o céu estrelado certificado pelo Dark Sky® Alqueva.

Moura, “terra mãe do azeite alentejano”, alia natureza, patrimônio histórico e gastronomia. A cidade preserva o seu castelo medieval, bairros históricos de influência árabe e espaços como o Museu de Joalharia Contemporânea Alberto Gordillo e o Lagar de Varas do Fojo, dedicado ao azeite. A Rota do Azeite, um percurso pedestre com sete pontos ligados à olivicultura, reforça o elo da região à produção de azeite DOP, que aqui encontra as suas raízes mais antigas.

Combinando natureza, turismo ativo, patrimônio e sabores autênticos, Alqueva e Moura são destinos para serem explorados em qualquer estação do ano. Seja para aproveitar um pôr do sol sobre o grande lago, praticar esportes náuticos, explorar aldeias ribeirinhas ou degustar o melhor azeite do país, a região promete experiências únicas e inesquecíveis.

Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística do Alentejo, efetuada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, conta com o apoio dos fundos comunitários através do Alentejo 2030, do Portugal 2030 e da União Europeia. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Total
0
Shares
Previous Post

Último lote de ingressos para o Grande Prêmio do Brasil de F1 mobiliza fãs sergipanos

Next Post

Associação É de Sergipe realizará posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal no dia 16 de setembro

Related Posts
Total
0
Share