Com a chegada da Campus Party Weekend Aracaju, cresce a expectativa entre os sergipanos pelas experiências que o evento oferecerá a mais de 15 mil participantes na Universidade Tiradentes (UNIT), nos dias 25 e 26 de outubro. Realizado em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a capital sergipana será palco de projetos que buscam transformar as políticas de ciência, tecnologia e empreendedorismo do estado.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju, Dilermando Junior, sediar a Campus Party é um marco para a cidade: “Aracaju se consolida cada vez mais como um polo de inovação, e receber um evento dessa magnitude é uma oportunidade única de conectar nossos talentos locais com o que há de mais moderno no mundo. Mais do que tecnologia, a Campus Party traz possibilidades de impacto social e de fortalecimento do nosso ecossistema empreendedor”, destacou.
O papel da Campus Party é revolucionar e inovar por meio de iniciativas que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Um exemplo marcante foi o ConectaSUS, criado durante o Hackathon “Desafio Zé Gotinha”, idealizado pelo Ministério da Saúde na edição de Brasília, em 2019. Na ocasião, equipes formadas por jovens estudantes, programadores, designers e outros profissionais desenvolveram uma ferramenta para fortalecer e ampliar a cobertura vacinal no país. Pouco tempo depois, o aplicativo se tornou essencial para o monitoramento e apoio no combate à Covid-19. Aracaju também será palco de iniciativas com potencial para gerar soluções práticas e transformadoras para a sociedade.
“A Campus Party é um celeiro de novas ideias, onde nascem soluções capazes de impactar diretamente a sociedade. As conexões que o evento promove incentivam os jovens a transformarem conhecimento em projetos reais. Nossa expectativa é que Aracaju não apenas receba a Campus Party, mas estimule o surgimento de iniciativas que possam ganhar o Brasil e transformar a vida das pessoas”, ressalta Francesco Farruggia, presidente global da Campus Party. Outro confirmado é o Dani Molo, co-fundador do canal Você Sabia? e CEO da Magic Squad.
Desde o ano passado, a Campus Party também se consolidou como palco para discussões sobre a regulamentação da IA, com a realização de um Fórum por edição, que tem como objetivo avançar na agenda regulatória do país. A iniciativa ganhou destaque após Goiás aprovar, em maio, a primeira lei estadual sobre Inteligência Artificial no Brasil, resultado direto das discussões e hackathons realizados em edições anteriores do encontro. Em Sergipe, o debate seguirá essa mesma linha, estimulando reflexões sobre o futuro da tecnologia e seu impacto na sociedade.
O empreendedorismo é outro pilar da Campus Party. Na edição Weekend realizada no Piauí, em 2024, a Campus Startups reuniu diversos empreendedores com projetos inovadores. Empresas como No Mercado, Bamex, Bego, Zip Map e Implant File dividiram uma premiação de R$ 1,5 milhão para expandir seus negócios. Agora, é a vez das startups sergipanas se inscreverem pelo site oficial e apresentarem suas ideias.
Programas que geram conexões
A Campus Party Weekend Aracaju também será palco de programas que fortalecem a conexão entre os campuseiros. Um dos destaques será o Campus Future, espaço para que estudantes apresentem projetos capazes de mostrar ao mundo como tecnologia, criatividade e propósito podem transformar realidades. As inscrições já estão abertas no site oficial.
Outro programa que promove essa integração é o Comunidades. Nele, grupos ligados à tecnologia, criatividade, cultura geek e inovação organizam atividades, encontros e experiências dentro do evento, criando laços e incentivando a participação em futuras edições da Campus Party.
Palestrantes confirmados
Outro ponto alto da Campus Party Weekend Aracaju será as palestras com nomes já conhecidos pelo público que acompanha o universo geek, a inovação, a tecnologia e os influenciadores digitais. Referência nacional no ensino de tecnologia, Gustavo Guanabara é um dos palestrantes confirmados para a edição sergipana. Criador da plataforma gratuita Curso em Vídeo, que ensina programação e desenvolvimento web, Guanabara tem se destacado pela forma acessível de compartilhar conhecimento e por impactar diretamente na formação de novos profissionais da área.
Outro nome de destaque é o de Dado Schneider, comunicador que mistura humor, comportamento e reflexões sobre a era digital em suas apresentações, sempre provocando o público a pensar sobre o futuro da comunicação e da tecnologia. A dupla Muca Muriçoca e Gordox também marcará presença no evento. Os dois, que comandam o podcast Groselha Talk, prometem levar para o palco da Campus Party debates bem-humorados sobre o universo gamer e o entretenimento.
As inscrições para a Campus Party Weekend Aracaju estão abertas. Para dúvidas e mais informações, acesse: https://brasil.campus-party.org/cpweekend/aracaju/
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canadá, ArgenZna, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há mais de 15 anos.