Quem Tem Fome Tem Direitos é um novo jogo digital brasileiro que convida o público a conhecer os desafios cotidianos de quem precisa alimentar sua família em meio à sobrecarga de tarefas e tenta superar a insegurança alimentar.
O game está sendo apresentado ao público nesta semana, celebrando o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).
O jogador controla Elza, uma mulher negra batalhadora que cuida dos filhos, organiza a casa e lida com distrações constantes, enquanto tenta garantir uma vida melhor para sua família e que ninguém fique sem comer ao seu redor.
A dinâmica propõe uma corrida contra o tempo e contra os obstáculos da vida real, em fases que vão de uma casa com crianças pequenas até a rotina intensa de uma Cozinha Solidária. A personagem precisa coletar ingredientes, preparar refeições e realizar tarefas dentro do tempo estipulado, como cuidar dos filhos ou gerenciar as filas da Cozinha Solidária.
Com visual top-down e mecânicas de multitarefa, Quem Tem Fome Tem Direitos propõe uma narrativa pedagógica sobre o direito humano à alimentação adequada, abordando o tema com sensibilidade e engajamento.
Em meio aos desafios, Elza entra em contato com a cartilha Exigibilidade do Direito a Estar Livre da Fome, da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, e passa a entender como reivindicar esse direito previsto na Constituição Federal.
Segundo dados do IBGE de 2023, 27,6% dos lares brasileiros vivem com algum nível de insegurança alimentar. Nesse cenário, “Quem Tem Fome Tem Direitos” engaja os jogadores em cenário da vida real e questiona: o que é preciso para garantir comida no prato de todos e todas?
Uma produção dos Núcleos Rio Grande do Sul e Minas Gerais da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e da Associação Tecnologia para Todos, o jogo é gratuito e pode ser acessado na página https://associacaotectodosgames.itch.io/qtftd pelo computador ou celular.
Ficha técnica do jogo
Distribuição: Gratuita e online pelo link https://associacaotectodosgames.itch.io/qtftd
Nome: Quem Tem Fome Tem Direitos
Gênero: Simulação / Multitarefa
Plataforma: Web (jogável no navegador via Itch.io) e mobile
Perspectiva: Top-down (visão de cima)
Personagem jogável: Elza – mulher negra multitarefa
Mecânicas:
Coleta de ingredientes e preparo de refeições
Administração de tempo e tarefas domésticas
Interferências visuais (pop-ups) simulando distrações reais
Níveis com desafios distintos (ex: cuidado com crianças, gestão de filas nas Cozinhas Solidárias)
Objetivo: Entregar refeições dentro do tempo e nas condições estipuladas por fase
Público-alvo: Jovens entre 18 e 30 anos, com foco em educação popular e direitos sociais