A origem da pizza margherita e sua relação com as cores da bandeira da Itália

Da homenagem à realeza para o coração do mundo todo

A pizza margherita, um dos sabores mais consagrados da culinária, tem sido associada historicamente às cores da bandeira italiana. Esta conexão não apenas ressalta a importância cultural da pizza na Itália, mas também reflete uma história rica e significativa por trás de sua criação.

Segundo Henrique Campos, chef do Figurate Italian Food de Curitiba (PR), a lenda popular, a pizza margherita foi criada em 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, da pizzaria “Pietro e basta così”, localizada em Nápoles. 

Esposito teria sido convidado a preparar diferentes tipos de pizza para a visita do rei Umberto I e da rainha Margherita de Savoia à cidade e para sua criação, inspirou-se nas cores da bandeira, como uma homenagem também à rainha Margherita.

“Dessa forma, o verde foi representado pelo manjericão fresco, que simbolizava a vegetação exuberante da Itália. O branco, pela mussarela de búfala, que representa a pureza e a paz, e o vermelho, representado pelos tomates maduros, simbolizava o espírito vibrante e apaixonado do povo italiano”, conta Henrique.

A pizza margherita rapidamente se tornou um símbolo não apenas da culinária italiana, mas também de sua identidade nacional. A combinação simples e deliciosa de ingredientes frescos conquistou paladares ao redor do mundo, solidificando-se como uma das pizzas mais populares globalmente.

O Figurate Italian Food, tem 12 opções de pizzas no cardápio e todas são individuais, que vão desde a clássica margherita ao sabor autoral criado pelo chef, sopressa affumicata. 

O restaurante fica localizado à R. Dep. Carneiro de Campos, 159 – Hugo Lange. Mais informações estão disponíveis em www.figurate.com.br.

Total
0
Shares
Previous Post

Inauguração do Novotel Recife Marina impulsionará turismo

Next Post

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

Related Posts
Total
0
Share