O programa Nordeste Expandido abre nesta quarta-feira, 11, às 19h, uma exposição no Centro Cultural de Aracaju. Com curadoria de Jacqueline Medeiros, a mostra fica em cartaz até 20 de março, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição apresenta o acervo do Banco do Nordeste Cultural e integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento das artes visuais na área de atuação da instituição. A entrada é gratuita.

A mostra faz parte de uma das frentes estruturantes do Nordeste Expandido, programa criado com o objetivo de atualizar o acervo artístico do BNB, reduzir lacunas históricas relacionadas à quantidade de obras e à diversidade étnica, racial e de gênero, e reconhecer as artes visuais como um setor relevante da economia da cultura. A iniciativa parte do entendimento do acervo como um campo em permanente construção, capaz de dialogar com as transformações estéticas, sociais e econômicas do presente.
A seleção de 40 obras de 32 artistas obras evidencia a pluralidade de linguagens, gerações e percursos, reunindo trabalhos que abordam temas como memória, cotidiano, território, cidade e imaginário. Participam da exposição os artistas Alan Adi, Ana Denise Rocha Souza, Benedito C. de Santana, Cláudia Nên, Elias Santos, Fábio Luiz dos Santos Sampaio, Flávio Antonini, Ismael Pereira Azevedo, Hortência Barreto, Márcia Garcia Guimarães Solera e Tintiliano. O conjunto apresentado amplia a leitura sobre a produção artística vinculada a Sergipe e reforça o compromisso institucional com a diversidade e a atualização crítica do acervo.
Sobre o programa
Desenvolvido a partir de um processo de curadoria compartilhada entre o Banco do Nordeste Cultural e curadores locais, o Nordeste Expandido apresenta, em cada estado, as diretrizes que orientam a política de aquisição de obras da instituição. Em Aracaju, esse processo se materializa por meio de uma curadoria única, que articula produções e trajetórias diversas, com atenção às especificidades do contexto sergipano e às suas conexões com o campo artístico ampliado do Nordeste.
Serviço
Exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re) existir
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134, Centro)
Abertura: 11 de fevereiro (quarta-feira, às 19h)
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (até 20 de março)