Níveis de inatividade física em adultos atingem recorde histórico
São Paulo, junho de 2024 – Novos dados divulgados no dia 26 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento dos níveis de sedentarismo estão mobilizando gigantes dos artigos esportivos e do fitness para se unirem e enfrentarem essa tendência alarmante.
- Os números revelam que 31% dos adultos estão inativos e não atingem os níveis recomendados de atividade física (150 minutos de exercício moderado por semana)
- Se essa tendência de inatividade física continuar, os níveis globais deverão subir para 35% até 2030 (de 26% em 2010)
- Há uma crescente disparidade na participação baseada em idade e gênero; as mulheres são menos ativas que os homens por pelo menos 5 pontos percentuais, e após os 60 anos, o sedentarismo aumenta rapidamente
- Novos dados sobre adolescentes serão divulgados ainda este ano, mas o que já se sabe é que 81% não fazem atividade física suficiente para manter uma boa saúde
- O custo econômico para tratar condições de saúde que podem ser prevenidas por um estilo de vida mais ativo excederá US$300 bilhões até 2030
As maiores empresas de artigos esportivos do mundo, incluindo Adidas, Amer Sports, ANTA, Arena, ASICS, Cycle Europe, Decathlon, Li-Ning, New Balance, Nike, On, Orbea, Pentland Brands, Puma, Restube, Shimano, SHRED., Specialized, SRAM, Tecnica Group, Under Armour, Wearable Technologies e Yonex, uniram-se como membros da Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos (WFSGI) para apoiar a ação.
As federações nacionais de artigos esportivos da Áustria, Brasil, Alemanha, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido, EUA, Indústrias de Ciclismo da Europa, FESI Europa e ISPO, juntamente com Federações de Varejo e Saúde e Fitness, FEDAS Europa, EuropeActive, Health & Fitness Association e ICSSPE, se juntaram ao movimento. São organizações que representam as indústrias de artigos esportivos, varejo e saúde e fitness, que juntas possuem uma plataforma poderosa e a responsabilidade de galvanizar a indústria global de esportes para encontrar soluções e implementá-las com o intuito de enfrentar essa onda crescente de sedentarismo.
Para Barbara Martin Coppola, CEO da Decathlon, a inatividade física é um grande problema para as comunidades em todo o mundo. “Se movimentar pode ter um impacto incrivelmente positivo no bem-estar das pessoas, tanto mental quanto físico, mesmo que seja apenas por alguns minutos por dia. Somos grandes defensores da incorporação do movimento na rotina diária das pessoas, para o benefício da saúde individual, mas também para a sociedade como um todo. Por meio de nossa missão que é Mover as Pessoas Através das Maravilhas do Esporte, nosso objetivo é construir um mundo mais feliz e saudável, facilitando a prática de esportes que amam de maneira que lhes convêm”, reforça.
O presidente da WFSGI, Andy Rubin, acrescenta. “Enfrentar a crise global de sedentarismo requer trabalho em equipe. Os novos dados de inatividade física adulta mostram que não está sendo feito o suficiente para reverter esse quadro. É por isso que, apesar de sermos concorrentes nos negócios, estamos nos unindo para compartilhar nossa expertise sobre o comportamento do consumidor e engajar as pessoas em esportes comunitários e atividades físicas. Estamos juntos para estimular as pessoas a serem mais ativas e desenvolver uma paixão de longa data pelo esporte e pela atividade, além dos benefícios que isso traz”.
Emma P. (Mason) Zwiebler, CEO da WFSGI, explica como a WFSGI está comprometida em unir nossas indústrias e facilitar ações eficazes baseadas em parcerias para apoiar pessoas a terem uma vida mais saudável e um planeta mais ativo. “Os novos dados da OMS são preocupantes do ponto de vista da saúde pública, mas também do ponto de vista da indústria. Fazer o mundo se mover mais é uma prioridade de negócios para os membros que representamos “, diz.
“Este momento é uma grande oportunidade para aproveitar o poder coletivo das indústrias de artigos esportivos e saúde e fitness como provedores de soluções chave para um planeta mais saudável e ativo para todos. Temos orgulho de trabalhar ao lado de nossos membros da WFSGI, associações comerciais parceiras e CEOs líderes que apoiaram esta declaração e compartilham nossa visão de impulsionar a cooperação multissetorial para entregar mudanças significativas para a saúde global e os negócios”, completa Zwiebler.
O preço do sedentarismo
Os novos dados que mostram o aumento dos níveis de sedentarismo entre as populações em todo o mundo têm implicações diretas para a saúde pública, contribuindo para o aumento da obesidade e das doenças não transmissíveis (DNTs), que são condições de saúde crônicas, como doenças cardíacas, câncer, doenças respiratórias e diabetes.
Enquanto os níveis globais de inatividade física dos adultos ainda eram estimados em 28%, a OMS calculou que o custo disso excede US$300 bilhões com base em estimativas de que até 2030 quase 500 milhões de pessoas a mais deverão desenvolver condições de saúde que podem ser prevenidas com atividade física regular.
Os níveis de sedentarismo nos adolescentes estão acima de 80% e o impacto total da pandemia de COVID-19 nos níveis de atividade física entre as crianças ainda não é conhecido. Sem uma ação urgente para reverter essa tendência, há um risco muito real de que crianças e jovens, à medida que envelhecem, se tornem um grande fardo de saúde e econômico para a sociedade.
Como a indústria de artigos esportivos e fitness pode ajudar a enfrentar essa crise
Os principais compromisso assumidos da indústria de artigos esportivos e fitness, em colaboração multissetorial, são:
- Aumentar a conscientização sobre a crise, que não está recebendo atenção suficiente do governo ou da mídia e, portanto, precisa de uma resposta mais estratégica e coordenada do setor privado.
- Apoiar as pessoas a levarem uma vida mais fisicamente ativa, aproveitando a expertise das indústrias em comercializar o poder do esporte e da atividade física para o mundo e canalizando sua paixão, criatividade e energia em intervenções impactantes para reverter as tendências do sedentarismo.
- Aproveitar o poder dos grandes eventos esportivos para aumentar a conscientização sobre a importância da atividade física e realizar iniciativas em nível comunitário direcionadas a pessoas sedentárias.
- Criar parcerias dentro da comunidade empresarial e entre os setores para co-criar uma nova era de saúde no local de trabalho, viagens ativas e iniciativas de atividade física, incentivando os funcionários a adotarem estilos de vida ativos e saudáveis.
As indústrias de artigos esportivos e fitness já trabalham arduamente para enfrentar o sedentarismo por meio de intervenções direcionadas. No entanto, a união faz parte de uma abordagem mais colaborativa que proporcionará um impacto maior e mais rápido, com a crença de que a atividade física tem múltiplos benefícios. Por exemplo, a promoção de viagens ativas tem benefícios diretos tanto para a saúde quanto para a proteção do planeta. Enquanto isso, também é reconhecido que a Educação Física de qualidade nas escolas beneficia diretamente a saúde mental e o desempenho acadêmico dos jovens.
Colaborando para impulsionar mudanças significativas
As indústrias de artigos esportivos e fitness estão comprometidas em trabalhar juntas, ao lado de formuladores de políticas do setor público e da OMS, para enfrentar os níveis globais de sedentarismo. Como uma voz unida, apoiamos plenamente a OMS em seu trabalho para implementar o Plano de Ação Global para a Atividade Física (GAPPA). Os novos dados de inatividade revelam que o mundo está fora do caminho para atingir a meta da OMS de uma redução relativa de 15% na prevalência global de inatividade física em adultos e adolescentes até 2030.
SOBRE A DECATHLON
A Decathlon é a maior varejista multiesportes do mundo. Voltada para iniciantes e atletas de ponta, a marca é uma fabricante inovadora de artigos esportivos para todas as habilidades. Com mais de 100.000 funcionários e 1.700 lojas em todo o mundo, a Decathlon e as suas equipes trabalham desde 1976 para cumprir uma ambição contínua: mover as pessoas através das maravilhas do esporte, para ajudá-las a serem mais saudáveis e felizes num futuro sustentável.
No Brasil, a Decathlon tem a oferta de suas marcas próprias, além de parcerias com grandes