Bianca Fraga, especialista em negócios gastronômicos, diz que bares e restaurantes esperam alívio financeiro com a data comemorativa
À medida que o Dia das Mães se aproxima, bares e restaurantes em todo o Brasil estão se preparando para um aumento significativo no faturamento, trazendo uma esperança para o setor que ainda enfrenta dificuldades. Uma pesquisa conduzida pela Abrasel revelou um que 77% dos estabelecimentos planejam abrir no Dia das Mães. Destes, 78% esperam superar o faturamento do ano anterior, com a maioria (62%) projetando um aumento de até 20%. Para Bianca Fraga, especialista em negócios gastronômicos, a estratégia chave para alcançar esse aumento no faturamento tem sido a previsibilidade. “Abrimos reservas com bastante antecedência par o Dia das Mães e praticamente esgotaram as vagas em todos os restaurantes”, garante Bianca.
Esta abordagem organizada permitiu não apenas prever a demanda, mas também se preparar adequadamente em termos de estoque e equipe. Bianca Fraga, que também é professora do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), enfatiza que os empresários estão otimistas. “Além dos agendamentos e das reservas, sempre tem clientes que decidem ir para os restaurantes em cima da hora no Dia das Mães”, diz a especialista.
A inflação contínua tem sido um obstáculo para muitos estabelecimentos, com uma parcela significativa incapaz de acompanhar os aumentos de preço. Mesmo com muitos desafios, o índice Abrasel-Stone registrou um aumento de 5,2% nas vendas em março comparado a fevereiro. A melhoria nas vendas em março e a redução nos prejuízos refletem a recuperação gradual do setor. Fraga ressalta a importância de se preparar para data. “O mais importante de tudo é a organização, fazer um estoque com uma margem um pouco maior, além de contratar trabalhadores freelancers, colocando um número maior de funcionários para dar conta do operacional e não gerar insatisfação para os clientes”, pontua
O Dia das Mães oferece uma oportunidade valiosa para o setor de alimentação. Bianca reforça que para a recuperação do setor é preciso planejamento estratégico. “A organização e a capacidade de resposta às demandas do mercado são fundamentais para o sucesso a longo prazo.
Sobre Bianca Fraga (@biafraga__):
Especialista em negócios gastronômicos, Bianca Fraga atua há 12 anos como consultora no mercado de food service,. A carioca tem duas operações próprias e sua empresa cuida simultaneamente de mais de 70 restaurantes.