Iniciativa fortalece a integração entre design e identidade cultural sergipana
Na última terça-feira, 13 de agosto, aconteceu o ‘Encontro de Artesãos e Profissionais da CASACOR’, iniciativa que reafirma a parceria entre o Governo de Sergipe e a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo mais completa das Américas. O objetivo foi estreitar laços, apresentar o trabalho dos artesãos sergipanos e alinhar a integração de suas criações aos ambientes que serão assinados pelo elenco de profissionais da edição de 2025.
O evento reuniu os diretores da CASACOR Sergipe — Mercês Souza, Gilvan Acciolli e Rodrigo Fonseca —, representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), arquitetos, designers e artesãos. Após a apresentação das peças, foi realizada uma roda de conversa mediada pelo arquiteto e professor Fernando Souza, com participação da arquiteta Patrícia Aguiar, dos artesãos Sônia Souza e Gil Apolinário, do diretor Rodrigo Fonseca e da diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana.


Todos os presentes destacaram a potência criativa do artesanato sergipano e seu papel como elemento de valorização da identidade e da memória coletiva. Para Mercês Souza, a expectativa é de mais um ano de resultados expressivos.
“Acreditamos que teremos mais um ano de sucesso nesta parceria, que visa dar visibilidade ao talento e ao trabalho de todos os profissionais envolvidos na CASACOR, incluindo arquitetos, designers, paisagistas, bem como os artesãos. Profissionais talentosos se unem para apresentar à sociedade o melhor de nossa cultura, identidade e ancestralidade, sob a perspectiva de cada profissional que assinará os ambientes, enriquecendo-os com o trabalho e talento do artesão sergipano”, ressaltou Mercês.

A CASACOR Sergipe 2025 se consolida, assim, como um palco de conexões entre tradição e contemporaneidade, onde a sofisticação do design se encontra com a autenticidade do saber artesanal, resultando em ambientes que traduzem, de forma singular, a essência cultural do estado.
