Fuegos Festival terá estação gastronômica em homenagem ao chef Kiki Ferrari

Participante de todas as edições do principal evento de cozinha de fogo de Minas Gerais, Ferrari faleceu no último dia 24 de abril, no Dia do Churrasco

Consagrado à frente de projetos vanguardistas na cena gastronômica de Belo Horizonte como Mambo Drinkeria, Svärten Mugg, El Toro Tapas e A Forja Taverna Épica Medieval, o chef Kiki Ferrari (1983-2024) será homenageado na sexta edição do Fuegos Festival. Ferrari, que participou como assador e cozinheiro em todas as edições do Fuegos, estará representado em uma das 36 estações do festival, que acontece neste sábado (25), no Parque da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira).

O assador Felipe Galastro irá defumar costelas de fogo de chão “à moda Kiki Ferrari”, utilizando o molho Búfalo, da Chefn’Boss, marca criada por Kiki. Para atingir a cocção perfeita, o processo de assar a carne começa na noite do dia anterior ao evento. O acompanhamento também seguirá uma receita de Ferrari, o coleslaw tropical. “É um tributo. Uma estação para ficar na nossa história, a 36ª e última estação possui um importante significado para a nossa comunidade, uma homenagem do Fuegos e do assador Felipe Galastro para o eternizado Kiki Ferrari”, explica Marcelo Wanderley, idealizador e curador do Fuegos. 

O que vai rolar na sexta edição do Fuegos

É a chance de conferir, em um só dia e no mesmo lugar, o trabalho de dezenas de profissionais de todas as regiões do país que estudam e se dedicam às técnicas de cocção da proteína junto às chamas. Em 2024, a fórmula bem-sucedida que alia programação open food e open bar foi mantida, reunindo 36 estações, 37 chefs e assadores, além de uma série de atrações musicais, intervenções e ativações. 

Line-up

A seleção de convidados inclui cozinheiros renomados internacionalmente, como Jefferson Rueda e Leo Paixão – além de talentos que representam Minas pelo mundo, a exemplo de Flávio Trombino. Nomes consolidados junto ao grande público da TV, como Carlos Bertolazzi, Bruno Salomão e Jimmy Ogro, também apresentam suas habilidades no festival. Em espaços ao ar livre, o público poderá interagir e conferir de perto as habilidades das chefs Babi Frazão, Fabiana Rodrigues, Julia Carvalho, Paula Labaki, Sofia Marinho e  Tainá Moura.

  1. Jefferson Rueda – “Costela de canastra” 
  2. Leo Paixão – “Flat Iron” 
  3. Jimmy Ogro – “Varal de picanha”
  4. Marcelo Bolinha – “Costela inteira com bisteca”
  5. Paula Labaki – “Cupim casquerado”
  6. Picui – “Vó Sinha! Carne de sol refogada na manteiga de garrafa”
  7. Saulo Jennings – “Piracaia: a verdadeira diversidade da Amazônia”
  8. Bruno Salomão – “Vaca Atolada”
  9. Sofia Marinho – “Fusilli, creme de abóbora defumada e legumes tostados” 
  10. Diego Belda  – “Pato, D’angola, Codorna e Galinha Caipira”
  11. Flávio Trombino – “Estação Tropeira” 
  12. Julia Carvalho – “Brisket”
  13. Mario Portella – “Búfalo inteiro”
  14. Caetano Sobrinho – “Cortes nobres de porco Moura”
  15. Antônio Marreta – “X-Burger defumado”
  16. André Paganini – “Barriga Melada”
  17. Tiago Amaral – “Queijo Quente”
  18. Yves Saliba – “Fraldinha Red”
  19. Roberto Ravioli – “Rigatoni com ragu de linguiça”
  20. Guilherme Melo – “Charcutaria na Brasa – Toda a Sagrada Família!”
  21. Glaucio Peron – “Doce de abóbora, lascas de coco e suco de limão capeta!”
  22. Mateus Gontijo – “Porcotai” 
  23. Fabiana Rodrigues – “Arroz de Polvo”
  24. Paulo Vasconcelos e André de Melo – “Coração de Pato”
  25. Carlos Bertolazzi – “Cortes de Wagyu”
  26. Babi Frazão – “Galinhada e farofa de castanha de pequi”
  27. Ronaldo Souza – “Croissant de Doce de Leite”
  28. Roberto Bocabello – “Stinco de Wagyu” 
  29. Luiz Fabiano – “Carne de lata” 
  30. Pedro Rodrigues – “Banana Split na brasa com sorvete de iogurte grego” 
  31. Tainá Moura –  “Choripan com linguiça de costela” 
  32. Junior Bretas – “Beer Can Chicken” 
  33. Marcos Livi –  “Cordeiro de Deus” 
  34. Cristovão Laruça – “Bife Ancho”
  35. Jana Barrozo – “Pintxo de Mussarela de Búfala” 
  36. Felipe Galastro – “Costela fogo de chão à moda Kiki Ferrari”

A escalação de gigantes da cozinha para a 6ª edição do Fuegos atende às ideias de conceito, conforto e exclusividade, que são pilares do evento. A presença de chefs famosos e influentes é um reflexo de como o evento se posiciona enquanto celebração, não apenas da culinária feita nas chamas, mas também da comunidade de apreciadores e apaixonados que se formou ao redor do assunto. 

“A missão é desafiadora, mas queremos representar a grandiosidade da nossa cultura alimentar em um panorama marcado pelo talento e pela dedicação dos profissionais envolvidos”, acrescenta Wanderley.

Open bar de cerveja e bares temáticos

Para harmonizar os pratos, o evento tem a Eisenbahn como cerveja oficial e liberada a vontade para o consumo nas versões Unfiltered, Session IPA, Pale Ale, IPA e Weizenbier. A seleção de vinhos da Del Maipo – Wine and Gourmet oferece opções para todos os paladares, com uma curadoria que promete agradar os apreciadores mais exigentes. Entre os destaques dos bares e drinks, está o Don Luchesi, o gin mais premiado do mundo, e o clássico Whiskey – Jack Daniels, que garantirão drinks de alta qualidade durante todo o evento.

Programação musical

A programação musical é diversificada, com Babi Deejay no Palco Fogo, além de bandas ao vivo como Slot Machine, Fuegos Rock Band (a banda da casa) e Banda Classic. O Trio Xapuri também fará uma apresentação. A Discoteca O’Gin contará com Dj Motoca e Dj Expeto, enquanto o Saloon Jack Daniels apresentará Bronnco Billy.

Fuegos para todas as idades

Além das atrações musicais, o festival oferece uma Sala de Jogos Novotel, chapelaria e loja Fuegos, e intervenções culturais e harmonizações durante todo o evento. Para garantir a diversão dos pequenos, o Espaço Kids Itambé será gratuito. Com foco no conforto e na comodidade, o evento terá centenas de mesas e cadeiras e os banheiros serão no formato containers premium, com equipes de limpeza executando a higienização durante todo o festival.

Valorização dos produtos mineiros

Em parceria com a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Fuegos não apenas oferece aos participantes uma experiência culinária única, mas também destaca o trabalho árduo e a qualidade dos produtos agropecuários do estado. A organização acredita que a colaboração direta com os criadores de animais conecta os participantes do evento à terra e aos insumos essenciais de cada prato preparado.

Além dos alimentos, todos os utensílios utilizados, desde as ferragens, embalagens, carvão, lenha e estruturas, contam com o Selo de Qualidade Fuegos, uma rigorosa curadoria realizada ao longo de meses por uma equipe multidisciplinar para garantir a excelência do evento, que reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional.

Serviço:

Fuegos 2024

Data: 25 de maio, a partir das 14h

Local: no Parque de Exposição da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira

Ingressos na plataforma Sympla

Realização: Cumbucca 

Total
0
Shares
Previous Post

Desafios do profissional de RH na Era da Infelicidade no Trabalho

Next Post

Senar Sergipe apoia o 2º ESAM e oferece assistência técnica para apicultores

Related Posts
Total
0
Share