Jantar oferecido pela Companhia comemora o potencial turístico da rota, sobretudo no verão. Importante base da GOL no interior pernambucano, Petrolina conta com três saídas semanais diretas para a capital baiana
Petrolina, a chamada “Pérola do Sertão” e relevante destino da GOL Linhas Aéreas no interior do Pernambuco, às margens do rio São Francisco, foi palco nesta quinta-feira (23) de um evento institucional da Companhia para celebrar sua mais recente rota regular e sem escalas entre estados do Nordeste, a que liga o Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho (PNZ) ao Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães (SSA), na capital baiana. São 3 frequências semanais de ida e volta entre as cidades.
O propósito do jantar oferecido pela GOL no restaurante Cave 76 – Vinho e Gastronomia foi, além de brindar à nova rota PNZ-SSA, reunir autoridades municipais e estaduais ligadas ao turismo de ambos os estados, Pernambuco e Bahia, e aproximar ainda mais a Companhia do trade turístico local. A GOL estava representada por Marcos Tognato, especialista em Relações Institucionais da Companhia, e Dayana Caldeira Abrantes, executiva Comercial.
A operação, iniciada no último dia 29 de setembro, disponibiliza voos partindo às 23h55 de Salvador e pousando em Petrolina à 1h05 da madrugada, às segundas e quintas. Há também um voo que decola rumo a Petrolina aos sábados à tarde, saindo de Salvador às 15h10. No caminho inverso, há voos às 2h, partindo de Petrolina e pousando no aeroporto de Salvador às 3h10 da madrugada, às terças e sextas. Além desses dias, há um voo aos sábados, que decola de Petrolina para Salvador às 12h50.
A nova rota reforça o posicionamento da GOL em Pernambuco, ampliando em 16% a oferta de voos e assentos no interior do estado. Promessa de alta demanda durante a próxima alta temporada de verão 2025/2026, a rota Petrolina-Salvador atrai ainda os Clientes que viajam a negócios e para visitar familiares e amigos, tanto na Bahia quanto em Pernambuco.
Em Petrolina, o Cliente GOL também conta com 6 voos semanais sem escalas para São Paulo (GRU), e de lá se conecta para destinos em todo o País e exterior. Além de Petrolina, a GOL oferece voos no Recife para Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo (CGH e GRU), Brasília (BSB) e Fernando de Noronha (FEN), além dos destinos internacionais de Buenos Aires e Córdoba.
Alta conectividade em Salvador
Em Salvador, importante Centro de Distribuição de Voos da GOL no Nordeste, a empresa lidera a oferta de voos para diversos destinos nacionais e internacionais, e a nova rota de Petrolina passa a ser o 20º destino da Companhia atendido de forma direta na capital soteropolitana, assim como Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (GRU e CGH), Brasília (BSB), Fortaleza (FOR), Recife (REC), São Luís (SLZ) e Buenos Aires (AEP), algumas das cidades que mais se conectam com a capital baiana.
Os voos da GOL entre Petrolina e Salvador são operados com as modernas aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.
Salvador (SSA) – Petrolina (PNZ): desde 29/09/2025

O que disseram as autoridades e os executivos:
“O Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estão apostando na aviação regional para ampliar a conectividade em todo o país e a inclusão de cada vez mais pessoas. E essa nova rota é um exemplo disso, estimulando o turismo de passageiros e de negócios”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. “O brasileiro está voando cada vez mais, batemos novamente recorde no terceiro trimestre e o avião já superou o ônibus na preferência da população”, acrescentou.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou a parceria e ressaltou que a nova rota vai gerar avanços na economia. “Pernambuco segue celebrando o desenvolvimento a partir do sertão, impulsionando os negócios e o turismo, e ampliando a conectividade com outros estados. Nossa gestão comemora a parceria com a GOL, que está apoiando esse fortalecimento, e seguirá sempre em busca de oportunidades para o crescimento do Estado a partir da expansão da malha aérea”, destacou a governadora.
“A ampliação da malha aérea de Pernambuco, especialmente com novas conexões para o interior, é uma prioridade do Governo. O início das operações do voo entre Salvador e Petrolina representa mais um passo importante na interiorização do turismo e no fortalecimento da economia do sertão. Estamos trabalhando para que cada vez mais visitantes possam conhecer um estado integrado, acessível e cheio de possibilidades”, afirmou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

“Esta nova rota da GOL não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital à zona turística baiana Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia no estado”, ressaltou Mauricio Bacelar, secretário de Turismo da Bahia.
“A GOL busca continuamente oportunidades de expandir sua malha, trazendo soluções inteligentes para seus Clientes. Esta nova rota atende a uma demanda de conectar, com comodidade, Petrolina e Juazeiro a Salvador, dois importantes pólos econômicos nordestinos. E diversifica ainda mais o leque de opções de saídas a partir da capital baiana, um relevante Centro de Distribuição de Voos da Companhia no Nordeste”, afirmou Rafael Araújo, diretor executivo de Planejamento da GOL.
“O início dessa nova operação entre Petrolina e Salvador reforça o compromisso do Aeroporto de Salvador em promover a conectividade regional e impulsionar o desenvolvimento do Nordeste. Essa ligação direta aproxima pessoas, encurta distâncias e estimula o turismo, a economia e a cultura, valorizando a diversidade e o potencial de cada destino. Mais do que uma nova rota, é uma oportunidade de fortalecer a identidade nordestina e ampliar as conexões que transformam realidades”, ressaltou Julia Orrico, diretora comercial da VINCI Airports no Brasil.

“O Aeroporto de Petrolina desempenha um papel relevante na conectividade regional, atendendo cidades do sertão pernambucano, norte da Bahia e sul do Piauí. A expectativa é que essa nova rota da GOL para Salvador contribua para ampliar a integração regional e estimular investimentos”, disse Graziella Delicato, gerente executiva de Negócios Aéreos da Motiva.