M. Dias Branco capacita mais de 20 mil profissionais de gastronomia por meio do Programa Alimentando Sonhos

Presente em oito Estados do Brasil, Programa trabalha com 18 instituições parceiras para criar oportunidades de emprego e empreendedorismo

Como parte da meta para capacitação de 150 mil pessoas até 2030, presente na Agenda Estratégica ESG, a M. Dias Branco desenvolveu o Programa Alimentando Sonhos, uma iniciativa que oferece oportunidades de emprego e empreendedorismo na área de gastronomia a futuros profissionais, além de promover o desenvolvimento das comunidades atendidas. Desde seu início, em julho de 2022, a maio de 2024, a líder nacional em massas e biscoitos capacitou 20.657, em oito estados do Brasil, com o apoio de 18 instituições parceiras do terceiro setor.

“O Programa Alimentando Sonhos é uma iniciativa que tem como propósito impulsionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades por meio da capacitação de profissionais, com cursos teóricos e práticos de gastronomia, e técnicas de empreendedorismo e cidadania”, explica Maria Nolasco, Coordenadora de Responsabilidade Social. “Nosso propósito é garantir empoderamento a essas pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho, além de promover empregabilidade e desenvolvimento humano para que elas sejam protagonistas de suas trajetórias profissionais”, conta a coodenadora.

Metodologia

A dinâmica dos cursos é estabelecida por cada instituição parceira, podendo ter 20h ou mesmo 160h de duração. Em 2023, por exemplo, o programa ofereceu cursos para a população LGBTQIAPN+ e também a mulheres de comunidades de regiões metropolitanas de Pernambuco. Juntamente com as organizações, o Alimentando Sonhos prevê contribuir para a transformação de pessoas em cenários de vulnerabilidade e risco social.

Uma das parceiras é o Movimento Saúde Mental (MSM), de Fortaleza, no Ceará. Para Natália Tatanka, do MSM, o projeto representa um marco crucial para a comunidade local, que ansiava por ações como essa. “Com a chegada do Programa Alimentando Sonhos, construímos uma rede poderosa de oportunidades, visibilidade e geração de empregos e renda, algo verdadeiramente inédito nas favelas de Fortaleza. Para muitos, esse é o primeiro certificado de suas vidas”, afirma.

Ela acredita que a união de forças é o que permite o sucesso do projeto. “A tríplice aliança entre o poder público, representado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a instituição privada, como a M. Dias Branco, e as comunidades, por meio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), é uma inovação social que merece ser reconhecida e replicada em todo o país. Isso não apenas gera políticas públicas mais eficazes, mas também eleva a autoestima das minorias e concede a autonomia para perseguirmos os sonhos que desejamos na vida”, detalha.

Agenda Estratégica ESG

Relançada em 2022, a Agenda Estratégica ESG da M. Dias Branco  possui metas a serem atingidas até 2030, contemplando 15 temas prioritários, com base em três pilares que representam o ESG: Cuidar do Planeta (Ambiental), Fortalecer Alianças (Governança) e o Acreditar nas Pessoas (Social), que conta como uma das metas impactar 150 mil pessoas pelo programa de empreendedorismo e profissionalização, Alimentando Sonhos.

Para acompanhar todas as metas da M. Dias Branco na Agenda 2030, acesse www.mdiasbranco.com.br/agenda.

Total
0
Shares
Previous Post

Aracaju vai ser palco do ‘Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste’: últimas vagas para inscrições

Next Post

KFC chega a Sergipe

Related Posts
Total
0
Share