Na tarde desta quinta-feira, 5, todas as atenções da Sealba Show 2026 foram voltadas para as mulheres do agro. A maior feira agropecuária da região Sealba e maior evento de negócios do setor em Sergipe reuniu centenas de mulheres para discutir a liderança, resultados, superação e a inspiração do protagonismo feminino do Agro. O Sealba para Elas é uma realização do Sistema Faese/Senar, através da sua Comissão Estadual das Mulheres.

O evento direcionado para as produtoras rurais, contou com dois momentos, um painel com o tema “Sergipe: pequeno no mapa, gigante no agro”, voltado para as atividades do leite, pecuária e grãos. Já o segundo painel abordou as “inspirações da região Sealba”, com a história da pecuarista sergipana, Maria Ivânia, e das gêmeas Isabela e Gabriela Carneiro do Sabalangá Agronegócios, de Alagoas.
Para a pecuarista e membro da Comissão das Mulheres do Agro do Sistema Faese/Senar, Ianne Dutra, o evento é uma oportunidade de discutir a importância do protagonismo feminino no agro, independente da sua área de atuação.
“A mulher é dinâmica, ela tem um potencial, e quando ela se encontra com esse potencial, ela abala estruturas, ela é pioneira em muitas instituições, como no meu caso, que venho de uma associação familiar desde os meus 12 anos. A gente tem um pioneirismo na introdução do Gado PO [puro de origem], e juntamente com o meu esposo, a gente vem trazendo esse núcleo para Sergipe e Bahia. É importante que as pessoas conheçam o Sealba Show para ver como o Sergipe hoje é o gigante do agro”, disse a pecuarista.
A médica veterinária e vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro do Sistema Faese/Senar, Rafaela Souza, que também atua como produtora de leite, destaca que o Sealba para Elas é um importante momento de troca de conhecimento entre mulheres do agro.
“Eu trouxe para essas mulheres a trajetória da minha fazenda, que é a São José dos Negócios, a primeira do Nordeste em ter ordem robótica, na qual me emocionei de ver lá fotos do início e a nossa evolução, que não é fácil, mas vale muito a pena. E a mensagem que eu trouxe para essas mulheres é que Sergipe hoje está no cenário mais lindo do agro, porque ela é pequena, mas ela é gigante no agro. E isso é através de todo o conhecimento que Sergipe hoje traz, através da assistência técnica e dos produtores”, destacou.
Já a produtora rural, empresária e advogada, além de membro de honra da Comissão do Sistema Faese/Senar, Marivânia Schoenherr, o Sealba para Elas é um momento de inspiração e de celebração.
“Nós trouxemos o Sergipe gigante na produção do agro. E eu pude trazer um pouco da minha experiência pessoal, como produtora rural e como empresária, de como a minha família contribuiu para essa evolução. Trazendo um fato histórico, de quando tudo começou, para que pudesse chegar ao que Sergipe é hoje. O objetivo foi mostrar, sobretudo, a importância da resiliência, do investimento e da confiança. É confiar que, mesmo em um ambiente que aparentemente não é favorável, um trabalho sério, focado, com a semente certa, com o cuidado certo, tudo pode acontecer, porque plantando realmente dá”, afirmou.
A produtora rural completa afirmando que “nesse momento nós estamos falando de Sergipe como um gigante na agro-produtividade, mostrando que nós da comissão fizemos parte dessa história e desse resultado. Nós não estamos chegando agora, nós começamos esse legado e estamos fazendo um chamado para que essa juventude, essa mulher possa se inspirar e amanhã ela possa também estar aqui contribuindo para essa pujança”, concluiu.
A Sealba
A Sealba Show 2026 é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), com a correalização do Sebrae, patrocínio do Governo de Sergipe, Banese, Banco do Nordeste e Governo Federal, CNA, Senar e Prefeitura de Itabaiana. O evento conta ainda com o apoio da Energisa e da AMS Geradores.