Pesquisa da Abrasel mostra que empresários estão otimistas com o desempenho na Semana Santa, embora mais de 40% estejam com dívidas em atraso
O setor de bares e restaurantes em Sergipe vive um momento de expectativas positivas com a chegada dos feriados prolongados, mas ainda enfrenta desafios relacionados à inflação e ao endividamento. De acordo com pesquisa realizada pela Abrasel em Sergipe entre os dias 24 de março e 1º de abril, 82% dos empresários esperam aumento no faturamento durante a Semana Santa de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A expectativa de crescimento é dividida em faixas: 20% acreditam em aumento de até 5%, 30% projetam entre 6% e 10%, 19% estimam entre 11% e 20%, 5% esperam entre 21% e 30%, e 8% vislumbram alta acima dos 30%. Outros 15% acreditam que o faturamento deve se manter estável, enquanto apenas 3% esperam desempenho inferior ao de 2024.
Apesar da confiança para o feriado, os dados revelam um cenário financeiro ainda fragilizado. Em fevereiro, 27% das empresas operaram com prejuízo, 31% tiveram lucro e 41% relataram estabilidade. A pesquisa também aponta que 43% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços nos últimos 12 meses, mesmo diante da inflação crescente. Apenas 8% conseguiram realizar reajustes acima da inflação.
Essa dificuldade em repassar os custos aos consumidores compromete as margens de lucro e contribui para o acúmulo de dívidas. Segundo o levantamento, 41% das empresas estão com débitos em atraso, sendo os principais relacionados a impostos federais (65%), impostos estaduais (58%) e empréstimos bancários (42%).
Para o presidente da Abrasel em Sergipe, Bruno Dorea, o cenário é desafiador, mas o calendário pode ajudar a impulsionar os resultados ao longo do ano.
“Os desafios dos empresários têm sido enfrentar a inflação sem espantar os clientes. Isso tem apertado ainda mais as margens de lucros dos restaurantes, porém temos um ano com muitos feriados prolongados que impulsionam o setor”, afirma.
A pesquisa integra o monitoramento periódico realizado pela Abrasel para entender o desempenho e as perspectivas do setor de alimentação fora do lar no estado.