Três segredos para uma operação de alta performance no Food Service

Quando se trata de performance nos estabelecimentos de food service, é essencial considerar três elementos fundamentais: pessoas, processos e produtos. Trata-se do método “3P’s” que faz toda a diferença na otimização dos negócios segundo o especialista Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, desenvolvedora de softwares de gestão para o ramo de food service.

A metodologia composta pelas etapas de “Planejamento, Processo e Padrões”, em alusão às pessoas, processos e produtos, auxilia no desenvolvimento de soluções de maneira organizada e consistente. No planejamento, uma análise detalhada da situação é realizada, identificando metas, recursos necessários e prazos para alcançá-las. Com um fluxo de trabalho claro e definido, a etapa de “processos” assegura que cada pessoa desempenhe sua função com máxima eficiência. Por fim, ao estabelecer “Padrões”, a empresa garante a qualidade do resultado e facilita a replicação do método em futuros projetos. Em resumo, ao adotar os 3P’s, a equipe consegue trabalhar de forma padronizada e eficiente, reduzindo erros e retrabalhos.

O segredo dos 3P’s, fundamental para o êxito e aumento da rentabilidade a curto, médio e longo prazo, foi revelado durante a primeira live de 2024 da ACOM Sistemas. “Essa metodologia, composta por essas etapas, é essencial para qualquer estabelecimento de food service que busca alcançar o sucesso e maximizar seus lucros. Ao adotar os 3P’s, os estabelecimentos podem garantir uma abordagem organizada e consistente em suas operações, permitindo uma gestão eficiente e a excelência em seus serviços”, disse, na ocasião, Ferreira.

Na prática, a metodologia se baseia no aprimoramento das pessoas envolvidas no negócio, nos processos que guiam as operações e na qualidade dos produtos oferecidos. Para implantar definitivamente o método 3P’s, é necessário prestar atenção aos seguintes detalhes:

1 – Pessoas

Como a falta de mão de obra qualificada no setor de food service tem sido um desafio recorrente, com diversas vagas disponíveis para contratação, mas dificuldade em encontrar profissionais capacitados, investir em treinamento tem se tornado cada vez mais essencial para o sucesso dos negócios. Um estudo da Harvard Business Review Analytics Services mostrou justamente que os negócios que investem em capacitação tendem a ter melhor desempenho financeiro.

“Quem pensa em encontrar o ‘colaborador ideal’ vive como se estivesse em busca de uma ‘agulha em um palheiro’, vez que os profissionais qualificados das duas uma: ou já estão empregados ou entrarão na empresa com seus vícios. Priorizar o desenvolvimento contínuo das equipes é fundamental, pois são elas que impulsionam a operação diária e contribuem para a satisfação dos clientes. Empresas que investem no crescimento profissional de seus colaboradores geralmente alcançam maior eficácia operacional e permanecem competitivas no mercado por mais tempo”, explica Michelli Mattei, CEO da Gestão Cinco Estrelas e especialista em consultoria para bares e restaurantes, que participou da live da ACOM Sistemas.

Michelli diz, ainda, que os empreendedores também precisam investir em sua própria capacitação. Conhecimento sólido sobre o mercado, tendências, concorrência e práticas de gestão eficazes são essenciais para tomar decisões estratégicas e garantir o sucesso do negócio a longo prazo.

2 – Processos

Esta etapa envolve a administração eficiente de recursos, um controle rigoroso dos custos e uma equipe capacitada para fornecer um atendimento ao cliente de alta qualidade. Assim, para alcançar sucesso nesse aspecto, é fundamental adotar tecnologias modernas, como sistemas de gestão, que contribuem para a otimização e eficiência das operações.

Ao implementar ferramentas de automação, os estabelecimentos experimentarão um impacto positivo na gestão eficaz de custos e despesas. Isso permitirá equilibrar a qualidade oferecida com os preços dos produtos e serviços, conferindo uma vantagem competitiva que se traduzirá em um aumento no faturamento.

3 – Produtos

Quando falamos de produtos, pensamos em qualidade e controle de estoques. Garantir uma gestão eficiente de perecíveis é essencial para reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e aprimorar a satisfação dos clientes em bares e restaurantes. A falta de equilíbrio nesse aspecto pode resultar no acúmulo de produtos indesejados, levando a perdas e desperdícios. Em um mercado altamente competitivo como o setor de alimentos, a inovação desempenha um papel crucial. “Para alcançar um controle eficiente, é recomendável contar com ferramentas de automação de processos e aplicativos de atendimento ao cliente. Essas soluções auxiliam na otimização das operações e na entrega de um serviço de qualidade aos clientes,” diz Eduardo Ferreira da ACOM Sistemas.

Soluções como o EVEREST, desenvolvido pela ACOM Sistemas, são exemplos do avanço tecnológico no setor de food service. Desde a gestão das vendas, passando pelo controle do estoque, até os processos financeiros do negócio, o  software proporciona uma visão completa que ajuda gestores a enfrentarem os desafios comuns do setor  de alimentação. “Com essa tecnologia, os restaurantes e bares podem otimizar suas operações, reduzir custos e, ao mesmo tempo, elevar o nível de serviço oferecido aos clientes,” finaliza Ferreira.

Para saber mais, acesse a live O Segredo das Operações de Alta Performance do segmento Food (youtube.com)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

American Cookies lança linha de presentes gourmets para o Dia das Mães

Next Post

Don Luiz lança campanha para reforçar singularidade da bebida de doce de leite alcoólico

Total
0
Share