Entre os homenageados estão a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério; o grupo de teatro Imbuaça; o escritor Ibarê Dantas e o jornalista Gilvan Fontes
Em reconhecimento à contribuição de artistas e profissionais que contribuem para o desenvolvimento e preservação da identidade sergipana, o CCPA realiza o 2º Prêmio Sergipanidade no próximo dia 25, a partir das 9h, na sede da instituição. Na oportunidade, 15 personalidades sergipanas, representantes das áreas Educação, Música, Arte, Literatura e Comunicação serão homenageadas numa manhã festiva envolvendo toda a comunidade escolar.
“Nada mais justo do que valorizar em vida àqueles que construíram, com seus incansáveis talentos, a história e identidade do seu povo. Os homenageados são personalidades da sociedade sergipana, que contribuíram e contribuem com a história, educação, arte, literatura e comunicação, desempenhando um papel crucial na construção da memória e identidade do nosso povo. O critério utilizado na escolha de cada homenageado fora o tempo de serviço cultural e sua relevância. E o CCPA, sempre voltando seu olhar para um sentimento de pertencimento regional, busca levar esse amor pela nossa cultura aos nossos alunos. Vemos Sergipe como nossa casa, e queremos que cada vez mais pessoas amem sua terra e sua história”, explica o idealizador do prêmio, professor Alessandro Silva, mais conhecido por Tio Cacá.
Assim, entre os homenageados estão Terezinha Alves de Oliva (Educação); a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério (Música); Grupo Imbuaça (Arte); Ibarê Dantas (Literatura e Gilvan Fontes (Comunicação). Todos eles tiveram a trajetória profissional relembrada a partir de atividades pedagógicas envolvendo alunos de todas as séries do CCPA.
“No ano passado, quando realizamos a primeira edição, a homenageada foi a professora e historiadora, Maria Nely Santos, e trabalhamos de forma mais pedagógica apenas com os alunos do 6° e 7° anos. Na ocasião, os alunos fizeram uma mesa redonda com a mesma, aprendendo sobre sua vida e contribuição com a educação sergipana. Neste ano, as equipes pedagógicas da escola trabalharam a construção cultural do nosso estado, e então, tivemos a ideia de homenagear amplamente nossa gente. E assim, reuniremos todos numa manhã de muita troca e homenagens”, disse Tio Cacá.