Benito Liao,
Representante de Taiwan no Brasil
As práticas discriminatórias do Secretariado das Nações Unidas em relação a Taiwan nos últimos anos têm violado o espírito do artigo 1º da Carta das Nações Unidas, comprometendo sua inclusividade e universalidade. Participar das Nações Unidas é um direito de todos, não um privilégio de alguns. Apelamos ao Secretariado das Nações Unidas para que cesse suas políticas equivocadas de discriminação contra Taiwan.
O principal obstáculo para a participação de Taiwan nas Nações Unidas é a obstrução da China que durante anos tem distorcido deliberadamente a Resolução 2758, aprovada pela Assembleia Geral em 1971, induzindo a comunidade internacional ao erro. Na verdade, essa resolução não menciona que Taiwan faz parte da China, nem autoriza a China a representar Taiwan no sistema das Nações Unidas. Apelamos às Nações Unidas para que mantenham uma postura imparcial, deixando de ceder às pressões chinesas e permitindo que Taiwan participe de maneira significativa nas Nações Unidas e em suas agências especializadas.
Taiwan atualmente fabrica e fornece mais de 90% dos chips avançados usados globalmente em semicondutores de alta tecnologia e produtos na área de inteligência artificial, sendo um parceiro indispensável na cadeia de suprimentos da indústria tecnológica global. O Estreito de Taiwan é uma importante rota marítima internacional pela qual circula metade dos navios mercantes globais Taiwan está comprometida com a manutenção da segurança, paz e estabilidade no Estreito de Taiwan e na região. No entanto, enfrenta constantes provocações militares da China, que aumentam a tensão geopolítica no Leste Asiático. Caso ocorra um conflito, as consequências para a economia global seriam graves.
Ninguém deve ser excluído. Taiwan tem o direito de participar das Nações Unidas. A participação de Taiwan nas Nações Unidas não só contribuirá para o bem-estar global, mas também promoverá os princípios universais e os objetivos de desenvolvimento sustentável defendidos pelas Nações Unidas. Pedimos e apelamos ao apoio de todos para que Taiwan possa participar com sucesso das Nações Unidas, a fim de manter a paz no Estreito de Taiwan e promover a prosperidade global.