Casa Hotel Uxua mantém um baixo índice de rotatividade e conseguiu dar mais autonomia para os colaboradores gerirem o próprio dinheiro com ferramenta
São Paulo, maio 2024 – Visando diminuir a rotatividade dos colaboradores, o Casa Hotel Uxua, localizado no Quadrado de Trancoso, passou a oferecer um novo tipo de benefício aos seus funcionários: o salário sob demanda. O recurso funciona por meio da plataforma Quansa, startup que oferece salário sob demanda sem juros e dados qualificados para gestores. Desta forma, os profissionais têm mais segurança e liberdade financeira.
De acordo com Saulo Machado, Gerente Administrativo no Uxua, “a receptividade dos funcionários em relação ao benefício foi muito positiva, pois passaram a ter controle sobre suas finanças. A implementação do salário sob demanda traz liberdade de escolha aos colaboradores, impactando positivamente suas vidas.”
Em 2022, a eHotelier relatou uma impressionante taxa de rotatividade de funcionários de 78,3% no setor de hospitalidade. Tamanha rotatividade no setor turístico afeta diretamente a qualidade de prestação dos serviços, com funcionários cada vez menos preparados para o atendimento ao público, mas no Uxua o turnover não são segue o padrão do mercado e isso parece refletir no quão preparados estão os colaboradores são para atender o cliente do hotel, que figura como segundo lugar na lista dos melhores resorts do mundo e foi, pela 5ª vez, escolhido como o melhor resort da América do Sul pela 36ª premiação anual Reader’s Choice Awards, da Condé Nast Traveler.
“A rotatividade no setor hoteleiro é bastante alta, sabemos disso, mas aqui no Uxua vivenciamos uma realidade diferente. Nossos colaboradores permanecem, em média, 4,5 anos aqui e acreditamos que muito disso seja por termos uma cultura que coloca as necessidades do funcionário no centro”, comenta Saulo, que trabalha no Uxua há 13 anos.
A iniciativa do Uxua em flexibilizar o pagamento do salário e outros benefícios pode servir de exemplo para a rede hoteleira, mostrando como a implementação de ferramentas inovadoras pode ter um impacto positivo significativo na vida dos colaboradores e na economia local. Saulo conta que com o salário sob demanda, os próprios colaboradores passaram a gerenciar seus adiantamentos salariais. “Ao ter acesso ao seu salário no dia 15, o colaborador enfrenta a tentação de gastar em itens não essenciais. Contudo, ao oferecer liberdade de escolha, percebemos uma mudança significativa: o colaborador passa a gastar com base em necessidades reais, não em oportunidades momentâneas. Essa abordagem transforma completamente a maneira como eles gerenciam suas finanças, promovendo um controle mais efetivo e decisões financeiras mais acertadas. Além disso, conseguimos liberar um tempo significativo do RH que pôde ser dedicado a outras funções estratégicas que impactam positivamente no ambiente de trabalho”
Os benefícios do salário sob demanda
Com o objetivo de criar uma nova categoria de benefícios corporativos e mostrar que o salário sob demanda é uma alternativa saudável para as pessoas terem liquidez sem se endividar, a Quansa oferece antecipação do salário dos dias já trabalhados no mês de forma fácil e sem cobrar nenhum tipo de juros, o que tem ajudado os funcionários a se organizarem financeiramente.
“Com esse benefício os colaboradores conseguem ter controle sobre suas finanças. A implementação do salário sob demanda traz liberdade de escolha aos colaboradores, impactando positivamente suas vidas. Hoje, aproximadamente 50% dos funcionários Uxua usam a antecipação salarial via Quansa, com variações mensais na utilização. Antes de ter acesso ao salário sob demanda, o número de colaboradores que solicitava adiantamento salarial girava em torno de 75%, mostrando como conseguimos ajudar as pessoas também a se organizarem financeiramente”, explica Gonzalo Blanco, CEO da Quansa.
Tudo funciona por um aplicativo para os colaboradores e um dashboard analítico para os RHs, que entrega também dados sobre a saúde financeira dos funcionários, preservando suas identidades. Isso é possível porque os usuários podem fazer um diagnóstico das finanças, que traz sugestões de ações para colocar o dinheiro “em ordem”, além de contarem com um acompanhamento personalizado, com um especialista em pessoa, para educação financeira.
Anteriormente, os pagamentos no hotel eram feitos de forma convencional, com os funcionários tendo que aguardar até o fim do mês para receber o salário acumulado. Com a implementação do benefício, os colaboradores agora têm acesso ao seu salário conforme a necessidade, proporcionando maior autonomia financeira.
“Em um mapeamento feito em parceria com os colaboradores de Uxuá, percebemos que os principais adiantamentos usados para despesas são: contas da casa (48%), saúde (8%) e alimentação (8%). São custos não planificados, que acontecem de repente e que, antes dos colaboradores terem acesso a Quansa, eles estavam enfrentando elas com endividamento – empréstimos, atrasos, rotativo do cartão e cheque especial. Hoje eles conseguem fazer esses pagamentos sem se endividar”, finaliza o Gonzalo
Sobre a Quansa
Fundada no Chile, em 2020, por Gonzalo Blanco e Mafalda Barros, a Quansa é uma fintech que oferece o benefício de salário flexível em forma de antecipação salarial sem juros, como uma ferramenta para ajudar colaboradores a lidarem melhor com o próprio dinheiro e melhorarem a saúde financeira sem recorrer a crédito. Com o propósito de criar uma nova categoria de benefícios no país, a startup iniciou atividades no Brasil em 2023 e já conta com mais de 6.000 colaboradores atendidos entre clientes como Belagrícola, Ecorodovias, Grupo Boticário, GPTW, La Guapa e OAKBERRY.