O chá vermelho africano tem propriedades únicas, que ajudam o desempenho na academia e também garantem uma boa noite de sono
O rooibos ganhou o Ocidente há alguns anos como uma alternativa ao chá da Camellia sinensis. A principal característica que conquistou os apaixonados pela bebida é que o rooibos não contém teína, a substância estimulante do chá tradicional. Por isso, pode ser consumido a qualquer hora do dia. Conhecido como o chá vermelho africano, ele é intenso no sabor e rico em propriedades medicinais. A história e as características únicas desta planta fazem do rooibos uma bebida cheia de história e curiosidades. Listamos a seguir seis segredos sobre este chá que tem conquistado os consumidores brasileiros.
1 – Só cresce na África do Sul
O rooibos é um arbusto nativo da África do Sul, e só cresce em uma região montanhosa perto da Cidade do Cabo. A infusão da bebida é tão tradicional no país quanto o chá preto no Oriente.
2 – É um isotônico natural
O chá africano é especialmente rico em minerais. Por isso funciona como uma bebida isotônica, que recupera a hidratação e repõe os sais minerais perdidos em atividades físicas intensas. Pode ser consumido quente ou frio, antes ou depois do treino.
3 – Preserva a saúde de ossos e dentes
A presença de cálcio, flúor e manganês protege as articulações e pode ajudar a prevenir a osteoporose e o desenvolvimento de cáries.
4 – Pode ser consumido o dia todo
O rooibos é livre de teína – diferente do chá preto ou verde, por exemplo. Por não conter estimulante, é recomendado para crianças e gestantes e pode ser consumido a qualquer hora do dia.
5 – É naturalmente doce
A infusão do rooibos resulta em uma bebida intensa, de sabor naturalmente doce e frutado, sem retrogosto amargo ou adstringente. Dispensa a adição de mel ou outros adoçantes.
6 – Tranquiliza
O chá africano contém magnésio, um tranquilizante natural que contribui para a manutenção do sistema nervoso. Reduz o estresse e ajuda a dormir.
Rooibos na Tea Shop
A Tea Shop tem no catálogo 15 opções à base de rooibos – desde a planta pura até blends com frutas e flores. Conheça alguns deles:
· Rooibos Turkish Delight – mescla inspirada nos doces turcos, com frutos secos como macadâmia, amêndoas, avelã e pistache.
· Rooibos Vitamin Pollen – indicado nas mudanças sazonais, tem pólen e ervas como camomila, melissa e alecrim entre os ingredientes.
· Rooibos Paradise – mistura doce e frutada, com coco, laranja, pólen, folhas de amora, framboesa e pétalas de centáurea.
· Rooibos Gracia Blend – o blend que é uma das marcas registradas da Tea Shop também tem sua versão à base de rooibos. Com baunilha, laranja, rosas, marianinha e girassol.
A Tea Shop
A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.
O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine à escolha do consumidor com opções para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.) e para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida.