O setor de alimentação fora do lar em Sergipe registrou um saldo positivo de 1.119 empregos com carteira assinada em 2024, reforçando sua importância na economia do estado. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel-SE), Bruno Dorea, destacou que os números refletem a força do setor na geração de empregos e sua relevância para a movimentação econômica local.
“Esses números mostram o quanto é importante o setor de alimentação fora do lar no estado, a força que tem de empregabilidade e movimentação econômica, sendo um setor que emprega, em sua maioria, mulheres”, afirmou Dorea.
Apesar do saldo positivo, o presidente da Abrasel-SE ressaltou que os desafios ainda são significativos. Segundo ele, a inflação dos alimentos tem impactado diretamente os negócios, dificultando o repasse dos aumentos de custos para o consumidor. “Ainda enfrentamos muitas dificuldades, como a inflação dos alimentos, que não conseguimos repassar para o cardápio de imediato. O aumento dos preços tem sido absurdo”, explicou.
Além disso, Dorea lembrou que o setor ainda lida com os efeitos financeiros da pandemia, com empresários pagando impostos parcelados e quitando prestações de empréstimos adquiridos no período emergencial. “Ainda estamos pagando a conta da pandemia, temos impostos parcelados e prestações de empréstimo do PRONAMP sendo pagos pelo setor”, afirmou.
Mesmo com esses desafios, a expectativa é de que o setor continue sendo um dos principais impulsionadores da economia sergipana, garantindo empregos e contribuindo para o crescimento do estado. A Abrasel-SE segue acompanhando de perto a situação e buscando medidas que possam aliviar os impactos econômicos sobre os empresários do ramo.
Dorea também destacou que as perspectivas para os próximos anos são bastante otimistas. “Sergipe vem galgando espaço no turismo nacional, e os investimentos feitos pelo governo do estado para impulsionar o setor já começam a dar frutos. Nós, do setor de bares e restaurantes, não temos dúvida de que Sergipe será a próxima ‘bola da vez’ no Nordeste. Nos próximos dois anos, teremos um cenário muito melhor para o turismo e, consequentemente, para a economia como um todo.”
Ele ressaltou ainda a qualidade de vida que a capital sergipana proporciona. “Aracaju é uma cidade limpa, segura, com belas praias e um clima agradável. Tudo isso contribui para que a economia se fortaleça e para que o setor de alimentação continue crescendo. A Abrasel quer um ambiente mais favorável para empreender, e, consequentemente, um lugar melhor para se viver”, concluiu.