Presente no Brasil desde os anos 2000, quando chegou por aqui em mudas importadas da Itália pela vinícola Manus, a uva Teroldego brilhou nos terroirs da marca no Rio Grande do Sul, se tornou uma das estrelas da linha Manus Clássico e, agora, das páginas do Guia dos Vinhos.
O Manus Clássico Teroldego 2021 é o vinho brasileiro melhor pontuado na publicação, na faixa de preço de R$ 201 a R$ 300. Com 92 pontos, ele foi destacado como um vinho “Elegante e harmônico” e “Para surpreender”.
“Um tinto de camadas e personalidade. O nariz limpo equilibra a madeira de qualidade sem tosta com frutas vermelhas e azuis. Aparecem cedro, tabaco, pitanga e canela. Tanino firme, frescor e fruta na medida. Um conjunto harmônico confere elegância e classe”, detalha o Guia dos Vinhos.
Gustavo Bertolini, vinhateiro da Manus, explica que a Teroldego se adaptou perfeitamente no Brasil, especialmente na Serra do Sudeste (RS). “É um vinho que se destaca por sua intensidade e extrema complexidade. Sua singularidade surpreende, e ser destacado no Guia dos Vinhos é mais um indicativo de sua altíssima qualidade”, pontua ele.
Além do Manus Clássico Teroldego 2021, também foram bem pontuados na publicação os rótulos Manus Clássico Touriga Nacional 2022 (90 pontos), Manus Clássico Pinot Noir 2023 (90 pontos), Manus Liberum Barbera Clairet 2023 (85 pontos), Manus Clássico Chardonnay 2022 (87 pontos) e Manus Nature Blanc de Blanc 2022 (87 pontos).
A edição 2024/2025 do Guia dos Vinhos avaliou às cegas e pontuou 554 rótulos de 14 países. A publicação é editada pelos jornalistas Suzana Barelli, Marcel Miwa, Beto Gerosa e Ricardo Cesar.